sexta-feira, 27 de abril de 2012






                






Cultura Racional é um conhecimento natural, oriundo do nosso verdadeiro mundo de origem, o Mundo Racional, cujo objetivo é desenvolver o raciocínio do ser humano.
Em 1935, uma nova fase passou a vigorar na Natureza, a Fase Racional, do desenvolvimento do raciocínio. A partir daí, o pensamento deixou de funcionar positivamente no comportamento das pessoas, gerando uma série de conflitos sociais.
A falta de respeito ao próximo e ao meio ambiente, a intolerância, a ambição desenfreada, a violência, as guerras e o desequilíbrio generalizado são consequências do pensamento enfraquecido.
* O estudo da Cultura Racional desenvolve o raciocínio e proporciona ao ser humano a recuperação do equilíbrio, a paz e a concórdia entre os povos, porque ele é o elo de ligação do ser humano ao seu mundo de origem.
* "A educação não se limita ao lar e à escola; ela é o resultado da ação de todo o meio sócio cultural sobre os seus participantes. O que educa é o exercício de viver e conviver."
* É consenso sobretudo entre os profissionais da Educação, os quais entendem que no processo educacional não basta apenas instruir - fato que na maioria das vezes tem redundado em exclusão social - mas principalmente educar, para viver numa sociedade cada vez mais complexa e exigente.
* "A responsabilidade que se impõe para cada ser humano hoje é de transformação profunda de nossa relação com o planeta e com os outros homens. A possibilidade da transformação é a possibilidade da própria vida."
* Entendemos que é através da educação que se dará esse processo de transformação.
* Os conhecimentos que se obtem através da Cultura Racional podem orientar educadores a encontrar soluções para os problemas que vêm afetando seriamente o processo ensino-aprendizagem, como a baixa auto-estima, a violência e sobretudo a dificuldade de aprendizagem. Por isso, educadores estudiosos da obra de Cultura Racional estão utilizando esses conhecimentos, objetivando somar esforços para a melhoria da qualidade da educação, pois a Cultura Racional contribui para o sucesso da vida escolar de crianças, jovens e adultos por vários motivos:
  * Desenvolve a capacidade de raciocinar crítica e construtivamente na solução de situações que envolvam as relações humanas, proporcionando a valorização do ser humano;
  * Proporciona atividades interdisciplinares contextualizadas;
  * No âmbito da ciência, como reflexo da evolução do raciocínio, aprimora o conhecimento científico, estabelecendo relação entre os diversos campos do conhecimento;
  * Contribui para a formação de cidadãos conscientes do processo de transformação da Natureza e da sociedade, integrando a comunidade(família) tendo em vista a formação global do indivíduo;
  * Promove a prática do diálogo, que é um dos caminhos para solucionar os conflitos e a violência que marcam as relações humanas contemporâneas;
  * Proporciona a reflexão sobre normas e valores, a relação familiar, a cooperação, a solidariedade, o respeito, a tolerância, conduzindo à formação ética e a ´prática da cidadania;
  * Incentiva hábitos e atitudes na preservação do Meio ambiente, que levam à conscientização da importância na mudança de comportamento homem-natureza;
  * Prioriza a pluralidade cultural brasileira, respeitando as diferenças individuais, sociais e os Direitos Humanos;
  * Aprimora o exercício de viver e conviver, consolidando a prática da Paz e afirmando valores como solidariedade, cidadania, entre outros.

                            CULTURA RACIONAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por se tratar de um conhecimento natural, que abrange todos os ramos do saber humano, a Cultura Racional contribui para a prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar, podendo ser utilizada como fio condutor do processo educativo de crianças, jovens e adultos.

       COMO UTILIZAR O CONHECIMENTO DE CULTURA RACIONAL EM SALA DE AULA?

Educadores estudiosos da obra de Cultura Racional mostram que é possível utilizar tal conhecimento, objetivando a melhoria das relações sociais em sala de aula.
O educador deve seguir seu planejamento pedagógico, inserindo os temas de Cultura Racional como estratégia de motivação, conforme o assunto que está trabalhando em sua disciplina ou com os temas transversais ou projetos interdisciplinares.